_DSC0476.png

O atelier do Passo é o porto de partida deste projeto. No centro histórico de Salvador, perto da Igreja do Carmo, no térreo de um casarão colonial, Eckenberger instalou seu ateliê na década de 80 e nele permaneceu por quase 40 anos. Ele, junto ao seu companheiro Emílio, moravam no andar de cima do mesmo imóvel, de frente para a baía de todos os santos, envolvidos na atmosfera barroca tão presente nessa região da cidade. 

 

Dentro do ateliê, encontramos o espaço de produção e criação do artista, com tudo que tem direito: referências, materiais, instrumentos, livros, processos inacabados e uma infinidade de cacarecos. Tudo bastante empoeirado, é verdade, mas a sensação era de que havia sido pausado no tempo e a qualquer momento poderia ganhar vida. Organizamos pouco a pouco, no esforço de manter o jeito Eckenberger de ordenar o seu espaço criativo, ainda que saibamos o quanto de nós ficou nas paredes, mesas e armários desse ateliê. Fomos convidadas a nos misturar e criar junto com o artista: folheando os álbuns de fotografia e os seus raríssimos livros, muitas vezes recheados de comentários, entendemos que inventariar, em certa medida, é também inventar - histórias, graus de parentescos, hábitos e rotinas, gostos musicais e etc.   

 

Assim, após dois meses de ocupação, encerramos o primeiro ciclo do projeto acreditando que as portas, uma vez abertas, devem se manter abertas: o ateliê de Eckenberger é um espaço potente de memória e criação, possui um forno de cerâmica e uma mapoteca, um quintal com vista para o mar e terra fértil, muitos materiais para consulta e pesquisa, enfim, são muitos atrativos e possibilidades que reforçam a importância deste espaço para o bairro e para a cidade. 

2_restos_salvador_processos
press to zoom
3_restos_salvador_processos_colecoes
press to zoom
6_restos_salvador_processos_colecoes_via
press to zoom
3_maravilhosos_fragmentos
press to zoom
6_fragmentos_colecoes_intimidade
press to zoom
7_intimidades_viagemnotempo
press to zoom
5_salvador_colecoes
press to zoom
7_salvador_colecoes_viagemnotempo
press to zoom
10_salvador_viagemnotempo
press to zoom
11_salvador_liberdade
press to zoom
8_artebruta
press to zoom
8_espaco
press to zoom
8_forno_ceramica_alquimia
press to zoom
9_desejo_erotismo_alquimia
press to zoom
4_restos_salvador_processos_cenas_excess
press to zoom
1_restos_salvador_processos
press to zoom
13_ruadopasso_salvador_viagemnotempo
press to zoom
12_salvador_viagemnotempo
press to zoom
1/1